sexta-feira, 6 de março de 2009

Biblioteca gay

Alguns dias sem post, mas o calor é tamanho que nem consigo pensar. Ainda mais agora que o ar condicionado aqui da Biblioteca quebrou. O único lado bom é que eu posso deixar as cortinas e janelas abertas e apreciar a vista da Beira Mar Norte hehehe


A exemplo da Florida (EUA), a prefeitura da cidade de Barcelona (ESP) vai construir uma biblioteca especializada em assuntos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais) até 2010, afinal estes públicos também possuem necessidades informacionais que acabam não sendo supridas por bibliotecas públicas e universitárias. A proposta é interessante porque vai reunir acervo em vários suportes sobre a temática gay e com certeza certeza será uma unidade de informação de referência para estudos sobre a sexualidade em geral.

Coincidência ou não, esse tema foi discutido ligeiramente na disciplina de Gestão de Estoques Informacionais sobre a questão dos tabus e censura no processo de seleção de materiais para unidades de informação. Questões sobre sexualidade, homossexualidade não são apontados e muito menos discutidos nos livros didáticos no Brasil, é como se isso não existisse de fato. Daí que qualquer criança já nasce falando que fulaninha 'sapatão' ou que o coleguinha 'bicha' sem saber na realidade o que isso representa, o que é e porque é.

Enfim, acredito que essa iniciativa deveria ser adotada também no Brasil. A matéria completa está no site do Mix Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Do jeito que vai tudo hoje em dia o legal mesmo é liberar tudo, tomar iniciativas abrangentes à todos os publicos independente de sua opção sexual!

Karol disse...

Oiê. A criação de centros de informação especializada é realmente uma necessidade. Se as pessoas tivessem acesso à informação e ajuda sobre o que fazer com ela muito dos nossos problemas sociais estariam resolvidos.
Obrigada pela visita =)

Naomi Conte disse...

excelente iniciativa, vou querer conhecer essa biblioteca. Ah, se me permite, quero indicar uma escritora a Cristina Peri Rossi, em particular o livro "Solitário de amor". (ela é espanhola e eu adoro!)

Karol disse...

Oiêêê. Obrigada pela dica de leitura. Achei uma resenha crítica e vou procurar a obra para ler.
Beijooo

O voo

N os conhecíamos há anos, mas a sinapse do desejo nasceu naquele encontro incidental num voo de volta para o Rio. Era fato que eu não ditava...