sábado, 7 de março de 2009

Gestão do Conhecimento e Gestão de Competências


Já que o bafão está formado, então achei pertinente comentar um pouquinho sobre Gestão do Conhecimento (GC) e Gestão de Competências, assunto que anda rondando o pensamento do povo e mais precisamente meu e da Carol.

Minha dúvida é: qual é a diferença entre GC e Gestão de Competências? Como elas se relacionam? Perguntei para a professora-super-chique e ela disse que a gente conversava sobre isso depois (¬¬). De tudo que eu li até agora entendi que
a GC está relacionada com a formação de um ambiente de aprendizagem que tem como matéria prima o capital intelectual das pessoas que atuam nas organizações, sendo que esse capital deve ser retido e compartilhado. Já a Gestão de Competências seria algo como administrar esse capital intelectual na gestão de pessoas. [Errei???] O problema é que o conhecimento não é algo tangível, então como reter e compatilhar? E sendo intangível como fazer o mapeamento das competências e gerenciar tudo isso? O que vem primeiro, a GC ou a Gestão de Competências? Gestão de Competências é o mesmo que Gestão do Conteúdo?

Ai ai ai muitas dúvidas existenciais para uma semana só. Ou será que sou burra como uma porta que não enxerga o óbvio? Como se não bastasse ainda tenho que 'achar' o meu problema de pesquisa para essa semana, como se já não tivesse os vários abacaxis para descascar... Mas tudo bem, vou encarar isso como um ciclo, como me diz a Cris e esperar que ele se feche rapidinho e eu não tenha que dar outra volta.

A propósito, eu deveria sossegar o facho e me ligar no que é realmente importante. Tô pensando em fazer a Egípcia [joga no Google] quando essas questões forem levantadas lá na sala. Tão mais fácil fingir que entendi e não amofinhar a mente com essas dúvidas...


5 comentários:

Wise-Boy disse...

Uma boa dica pra vcs é livros de comtábeis como capital intelectual e principalmente Ativos Intangíveis vale a pena. bjs

Karol disse...

Hey Dud, sério mesmo. Já pesquisei alguma coisa sobre isso. Mesmo pq na GC o capital intelectual deve ser retido e convertido em dinheiro, que é obtido através das inovações produzidas. Valeu a dica. Beijooo ^^

Nayana disse...

Não me assusta, mulher. No fundo, [bem no fundinho..., como diria meu amore Thedy], eu não quero largar aquela budega! :s

;*

Maria Carolina Pinto disse...

Afff Kérol... quanta coisa, né?!
Acho que realmente e mais fácil fingir que entendemos tudo mesmo.
Mas se pensarmos melhor, isso pode no nosso futuro ser nosso diferencial no mercado de trabalho! Melhor ser assim do que ficar estagnada.
Bjus
;**

Karol disse...

Carooooolll, super concordo com vc. Mas viu só o bolo que deu nossa cabeça ontem a tarde? Muito difícil hueuheuhue
Mas "continue a nadar, continue a nadar..."
;*

O voo

N os conhecíamos há anos, mas a sinapse do desejo nasceu naquele encontro incidental num voo de volta para o Rio. Era fato que eu não ditava...