segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Planejamentooo

A 6ª fase começou bombando e já estou cheia de trabalhos pra fazer. Não estou reclamando, viu. Adoro meu curso e gosto de estudar; gostaria de ter mais tempo para leituras e poder participar de projetos de pesquisa...

Na disciplina de Planejamento de Unidades de Informação o conteúdo é voltado para o Planejamento estratégico. Nessa disciplina, o TCD é fazer o planejamento estratégio do LEPBCI (Laboratório de Estudo e Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Inforação - ufa) para revitalizar o laboratório de forma que ele não seja exinto da FAED por falta de uso, já que estava abandonado pelas professoras que o criaram.

O planejamento estratégico compreende várias fases, tais como: realização do diagnóstico, definição do objeto do planejamento, formulação, implantação, controle e avaliação. Well, como a disciplina não dura nem 6 meses, vamos nos ater somente ao plano, com todas as diretrizes estabelecidas. Infelizmente não vamos fazer a implantação, que seria ver tudo isso funcionar; isto ficará a cargo da turma da Dani e da Nay.

Como somos 31 almas na sala, a Professora D. diviviu a turma em grupos, e cada grupo ficou responsável por dignosticar, analisar e organizar um setor funcional do laboratório. Minha equipe ficou com a parte de sistemas e tecnologia da informação.

Nossos objetivos específicos são:
- trazer à vida aqueles 5 computadores caquéticos;
- criar um site para o laboratório dentro do domínio da UDESC;
- criar um blog para disseminar as pesquisas e projetos desenvolvidos no laboratório;
- reativar o Polvo; e
- implantar um sistema de gerenciamento do acervo do laboratório.

É muito trabalho a ser feito e em pouco tempo (alias, não há nada na universidade que não tenha que ser feito pra "ontem"). Mas vamos nos empenhar ao máximo, para que tudo saia perfeito e que o laboratório venha a ser realmente útil para os alunos, professores e comunidade.

...

Agora que chega a hora de colocar a mão na massa, realmente a gente vê o quanto faz falta conteúdos mais atuais e práticos nas disciplinas de informática. Por exemplo, tivemos PGBD (Planejamento e gerenciamento de bancos de dados), mas só na teoria, não fizemos nada prático, exceto umas duas aulas de Access que nada acrecentou. Nem o Winisis tivemos!!! Na disciplina de IDoc (Informática Documentária) o trabalho era montar um site; meu grupo fez e ficou óóóóteeemo, mas fizemos sozinhos, sem nenhuma orientação do professor.


Aliás, hoje percebo que a Biblioteconomia na UDESC precisa mais de professores de gestão e computação do que tratamento técnico (obs: eu AMO catalogar, classificar, indexar e tudo e tal). Somente 2 pessoas para ministrar as zilhões de disciplinas de gestão e informática é complicado. O Departamento precisa rever essa postura de dividir as disciplinas entre amiguinhas; já passou da hora de abrir concurso para professores famintos para ensinar.



Apesar da reclamação acima, é a primeira vez que estou empolgada para um projeto nesses 2 anos e pouco de faculdade. Todos as disciplinas que 'prometiam' algo de interessante acabaram por me frustar. Acho que essa realmente vai valer o tempo e $ gasto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabe o que é? Essas amiguinhas tem medo de perder o espaço e preguiça com projetos de pesquisa, tem muito acadêmico inteligente que é mão-de-obra boa e barata pra isso, Nossa turma é Boa, pesso a Nossa Senhora desatadoras dos nós, que as próximas não declinem, e percam o que a nossa esta tentando conquistar, pois assim o curso não fica visto como o "sem expressão" da Faed-Udesc.

Anônimo disse...

Adorei o template novo. *_*
Agora eu vou ler o texto, péra.

O voo

N os conhecíamos há anos, mas a sinapse do desejo nasceu naquele encontro incidental num voo de volta para o Rio. Era fato que eu não ditava...