sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sobre o T.C.C.

Não sei que tema fazer. Tenho 3 opções. Alguém aí pode ajudar?


1) Indexação - a indexação é a forma pela qual os usuários finais irão encontrar a informação desejada. Acontece que as terminologias empregadas para representar um assunto são, geralmente, termos desconhecidos desses usuários. E como eles não sabem que termo utilizar na busca ocorre que não conseguem obter sucesso em suas pesquisas. Até aí tudo bem, nenhuma novidade, todavia este é um problema muito sério. Se antes o problema era a recuperação, hoje já temos motores de busca eficazes e muito já está sendo feito no sentido de recuperar a informação semanticamente. Agora, a questão da forma pela qual os documentos são indexados persiste. Não é tanto uma questão de usar linguagem natural ou linguagem documentária, mas sim de adequar ou adpatar os tesauros à realidade dos usuários.


2) Repositórios digitais - algo como espécies de coleções digitais que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de diversos tipos de comunidades e podem ser utilizadas em divesos tipos de instituições produtoras e divulgadoras de suas obras, em qualquer formato. Daí pensei em trabalhar os repositórios como centros de divulgação da memória institucional da universidade, já que existe o Polvo para armazenar trabalhos acadêmicos, apesar do acesso mega restrito.


3) Planejamento do espaço físico de bibliotecas - seria mais para tratar a questão do design de interiores de bibliotecas e a influência que o ambiente produz na frequência de utilização das bibliotecas ou qualquer outro tipo de unidade de informação.


Bem, essas são as interrogações que cincundam minha mente. Nada espetacular, nada com 'emoção', como eu queria que fosse, mas ainda assim acho que são temas interessantes, apesar de a Professora Devil já descartado o terceiro tema (por falta de 'emoção') que foi durante 1 ano objeto de minhas pesquisas bibliográficas.



Ai ai ai...



Eu queria estar curtindo uma piscina, com um drink na mão e não queimando miolinhos na escolha do tema de T.C.C. Aff






2 comentários:

Unknown disse...

Olha Kéroli... os temas são bons, mas é de se ficar na dúvida mesmo. De trás pra frente, um comentário.

3) Quando você fala em Planejamento das Btecas parece muito bom, inclusive levantar um ponto: porque bibliotecários são pouco ou não são consultados ao se construir ou decorar a biblioteca. Pouco lhe perguntão sobre a disposição dos ambientes, muito menos pelas cores.

2)Repositório digitais é algo que acho fantástico, ainda mais se pensarmos que a "vida acadêmica" de uma turma, curso e alunos está ali dentro. Quanto ao Polvo ainda me pergunto, não caberia um projeto para divulgar os conteúdo produzido das outras fases e até mesmo de outros curso. Disseminando as informações que ficam trancadas em um turma?

1) Indexação... ô probleminha complicado quando se fala em documentos digitais. Uma linha de pensamento que você pode seguir seria a Folksonomia. Já discutimos isso algumas vezes em sala de aula. O problema que seria se cada um indexasse suas coisas de seu jeito, será que outras pessoas achariam?

Acho que não ajudei muito né?! Mas pense em algo que possa lhe render nao só um TCC, mas quem sabe um Mestrado se aprofundado um pouco mais!

Bjus

Anônimo disse...

Bom, vou dar opinião de quem não tem muito conhecimento da sua área.
Lendo sua descrição sobre os temas, os que mais me atraíram foram os dois primeiros.
Principalmente o primeiro, mas li o comentário da Maria Carolina, e fiquei com a mesma dúvida, e se cada um fizer um tipo de indexação?
Talvez se você incluir a resposta pra essa pergunta no seu tcc ou achar uma solução para esse problema o tema fique ainda mais interessante e desafiador.
Quanto à segunda idéia acho bem legal criar um repositório que pudesse receber conteúdo não específico como de um lugar, turma ou faculdade. Mas sim, um lugar genérico rico pra pesquisas.

Espero ter ajudado.
Beijos

O voo

N os conhecíamos há anos, mas a sinapse do desejo nasceu naquele encontro incidental num voo de volta para o Rio. Era fato que eu não ditava...